Museu Regional de Caeté reabre com exposição de artesanato local

publicado: 25/08/2021 22h10,
última modificação: 25/08/2021 22h26
Exposição temporária no Museu Regional de Caeté traz bordados com a técnica que é patrimônio imaterial do município.

O Museu Regional de Caeté (MG) reabriu ao público na manhã da terça-feira, 24 de agosto. A reabertura foi marcada com a exposição dos trabalhos de artesãs da região. Realizada em parceria com a Prefeitura de Caeté, a exposição traz bordados que utilizam a técnica de Bainha Aberta, patrimônio imaterial do Município de Caeté.

Fechado desde março de 2020, para voltar a receber seus visitantes o Museu Regional de Caeté adotou medidas de prevenção à transmissão do Covid-19, tais como a disponibilização de álcool em gel, a reorientação do fluxo de circulação e a limitação do número de pessoas por salas expositivas.

A equipe do Museu também se prepara para o lançamento da página na plataforma Tainacan, onde serão disponibilizados mais de 300 itens do acervo do museu para consulta online. O lançamento do acervo online do Museu Regional de Caeté está previsto para a 15ª Primavera dos Museus, que acontecerá entre os dias 20 e 26 de setembro.

Restauração integral

O Museu Regional de Caeté passou por obras de restauração integral, realizadas de 2016 a 2019. As obras contemplaram a restauração do sobrado e das áreas anexas, dotando o museu de uma reserva técnica, projeto de prevenção e combate a incêndio, equipamentos de Circuito Fechado de TV, alarme e proteção contra descargas elétricas, além da instalação de um elevador, para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O Museu Regional de Caeté está localizado na Rua Doutor Israel Pinheiro, 176, no Centro de Caeté, e fica aberto ao público das 10h às 17h, de terça a sexta, e aos sábados e domingos, o horário de funcionamento vai de 12h às 16h. Contato: (31) 3651-2388.