Museu Solar Monjardim tem visitação recorde em setembro

publicado: 11/10/2018 11h44,
última modificação: 11/10/2018 11h44

Solar Monjardim menorO Museu Solar Monjardim (MSM/Ibram), em Vitória (ES), teve recorde de visitação no mês de setembro ao receber 1.688 visitantes, o que significa um aumento de 176% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Parte desse incremento tem relação direta com o sucesso das atividades programadas pelo MSM para a 12ª Primavera dos Museus, as uma parcela importante desse número vem do aumento da exposição que o museu vem experimentando na mídia local, através de um trabalho coordenado pela Direção e por sua Assessoria de Comunicação. Além disso, nos últimos meses o Solar Monjardim firmou um grande número de parcerias com escolas, projetos sociais e outras organizações da sociedade civil, em especial aquelas localizadas no entorno da instituição.

Dentre as atividades que têm tido grande retorno para o museu e ótima receptividade por parte do público, destacam-se as visitas especiais. A responsável pelo setor educativo do MSM, Andreia Albert, vem criando e conduzindo desde visitas temáticas musicadas, até algumas onde tanto os profissionais do museu quanto os visitantes se vestem caracterizados conforme a época áurea do Solar, o século XIX. Ajustando a linguagem, o conteúdo e a dinâmica dessas atividades ao perfil de cada grupo recebido no museu (que varia desde crianças em idade pré-escolar até pessoas na terceira idade), as visitas especiais vem sendo um estrondoso sucesso.

Solar Monjardim 3 menorSegundo Evaldo Portela, diretor do Solar Monjardim, a chave do sucesso do museu está no trabalho em equipe e na criatividade. “Em um cenário de tantas limitações e restrições, além da situação extremamente delicada pela qual passam os museus brasileiros, não há outra forma de atingir nossos objetivos que não passe por um bom trabalho de equipe e por soluções criativas. Aqui no Solar, felizmente conto com uma equipe que além de competente é bastante dedicada. São profissionais que me ajudam muito a desenvolver situações que favoreçam a aproximação do museu com a comunidade e o seu fortalecimento institucional”.

Apenas durante o mês de setembro, o Solar Monjardim atendeu 17 escolas e 4 instituições de outras naturezas. Para além destes grupos organizados, a visitação espontânea de moradores da região metropolitana de Vitória e de turistas também tem crescido de maneira constante, prova de que os esforços coordenados da equipe do Solar tem gerado ganhos em diversas frentes. É cada vez mais comum ver famílias aproveitando uma tarde de sábado na chácara onde se encontra o belo casarão colonial, ou profissionais de outras localidades, que vem à capital do estado por razões de trabalho durante a semana, e aproveitam um momento entre um compromisso e outro para fazer uma pequena viagem ao passado.

O Museu Solar Monjardim fica na Av. Paulino Müller, s/ nº, Jucutuquara, em Vitória (ES) e as visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 09h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30. Já aos sábados, domingos e feriados a visitação é das 13h00 às 17h00. O agendamento é necessário apenas para grupos com 10 ou mais pessoas e pode ser feito pelo telefone (27) 3223-6609. A entrada no museu é gratuita.

Texto: Ascom Museu Solar Monjardim
Edição: Ascom Ibram