Memorial Teotônio Vilela celebra centenário de Maria Bonita

publicado: 23/09/2011 18h05,
última modificação: 23/09/2011 18h06

O Memorial Teotônio Vilela, de Maceió (AL), se junta nesta sexta à programação da 5ª Primavera dos Museus, que este ano traz como tema “Mulheres, museus e memórias” e prossegue até o próximo domingo (25).

A programação, que faz uma homenagem às mulheres com palestras, apresentações artísticas e ação educativa, será aberta às 19h, quando o museu promove palestra sobre a Lei Maria da Penha com a convidada Eulina Ferreira Neta, da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas.

O museu fará também uma homenagem ao centenário de Maria Bonita, comemorado este ano, com apresentação do Grupo de Xaxado das Barreiras, do município alagoano de Coruripe. Na ocasião, também serão distribuídos exemplares de um boletim especial produzido pela Cepal este ano em homenagem as mulheres alagoanas.

Ponto de Cultura – Neste sábado (24), o Ponto de Cultura Enseada das Canoas, também em Maceió, promoverá atrações artísticas femininas de capoeira, maracatu e dança afro. Logo após as performances, haverá um debate sobre a atuação da entidade no contexto social com a mediação da presidente do Ponto de Cultura, Maria Eunara.

Numa ação educativa, o evento também vai abordar, com a utilização da figura de Santa Maria, a questão do aleitamento materno, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e Pastoral da Crianças. A ação será direcionada às moradoras do bairro de Jaraguá, também em Maceió.