Museu Victor Meirelles abre chamada para publicação na Revista Ventilando Acervos

publicado: 28/08/2018 15h40,
última modificação: 28/08/2018 15h40

Revista eletrônica com periodicidade anual, publicada pelo Museu Victor Meirelles, a Ventilando Acervos reúne e socializa práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos convida pesquisadores e profissionais de museus brasileiros e do exterior a compartilhar com a comunidade de leitores interessados suas reflexões e atividades realizadas na área da gestão de acervos em museus. Serão selecionados trabalhos nas modalidades Artigos, Entrevistas, Relatos de experiências e Resenhas de livros, filmes ou exposições.

Os trabalhos devem estar de acordo com os temas de interesse da Revista: 1) Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus; 2) Colecionismo: debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias; e 3) Experiências de elaboração e uso de Política de Acervos: influências teóricas e conceituais, métodos utilizados, atores e recursos, atualizações de práticas de conservação, documentação e comunicação de coleções.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 15 de outubro de 2018, para o endereço eletrônico reva@antigo.museus.gov.br e o assunto da mensagem deve indicar “Inscrição de trabalho”. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado até dia 19 de novembro de 2018. Confira as Normas de Publicação aqui.

A Revista

A Revista Ventilando Acervos é uma revista eletrônica com periodicidade anual, organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles/Ibram e com apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles.

Dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus, a revista busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.