Museu Victor Meirelles abre exposição em homenagem a artista catarinense

publicado: 18/02/2014 16h03,
última modificação: 19/02/2014 11h41

O Museu Victor Meirelles/Ibram, em Florianópolis (SC), se junta a outros museus catarinenses nas celebrações pelos 50 anos de carreira da artista catarinense Eli Heil e, no dia 22 de fevereiro, abre a exposição Eli Heil em Branco e Preto, às 11h, com o tradicional Encontro com a Artista e, em seguida, a abertura da mostra. A entrada é franca.

Mulheres Dançando (1998): grafite sobre papel de Eli Heil

Eli Heil em Banco e Preto, em cartaz até 8 de maio, reúne desenhos realizados pela artista entre os anos 1960 e 1990. Todos eles possuem suporte em papel, em várias gramaturas e tamanhos e, em sua maioria, os materiais utilizados são grafite, nanquim e caneta esferográfica.

O traço de Eli, entretanto, se revela além do preto e do branco na medida em que alguns desenhos são invadidos por azuis e amarelos, que transbordam pela escala de cinzas, desorganizando o jogo da cor predominante em sua poética.

Diversidade
Uma das suas principais características é que, como artista, Eli Heil utiliza mais de 200 técnicas de produção. Além disso, as suas atividades artísticas transitam com facilidade entre a pintura, o desenho, a cerâmica, a tapeçaria, e escultura e ainda a poesia.

No seu museu e ateliê, O Mundo Ovo, que fica em sua residência em Florianópolis, estão mais de três mil obras, de vários tamanhos, formatos e materiais, inclusive muitas delas na área externa da casa, como que protegendo, guardando mesmo a propriedade.

As festividades em torno do cinquentenário de produção da artista começaram em novembro do ano passado e várias outras instituições têm eventos programados para todo este ano de 2014, ano em que Eli completa 85 anos de idade. No museu, a data escolhida homenageia também o falecimento de Victor Meirelles (1832-1903), ocorrido em 23 de fevereiro. Saiba mais.

Texto e foto: Divulgação Museu Victor Meirelles
Edição: Ascom/Ibram