Museu Victor Meirelles e Fundação Cultural Badesc promovem exposição

publicado: 29/02/2016 09h06,
última modificação: 01/03/2016 14h27

01.03 victor meirellesO Museu Victor Meirelles/Ibram e a Fundação Cultural Badesc abrem no dia 1º de março, a exposição Abluções, do artista mineiro Célio Braga, com curadoria de Hércules Goulart Martins.

A mostra acontece no Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc, às 19 horas. Antes, às 18 horas, tem o tradicional Encontro com o Artista, evento onde o expositor conversa com o público sobre sua obra e carreira artística que, nesta edição, contará também com a presença do curador.

Aluno do Museu Escola de Belas Artes de Boston, nos Estados Unidos, e do Rietveld Academie Gerrit, em Amsterdam/Holanda, Célio expôs individualmente em galerias em Recife, São Paulo, Holanda e Reino Unido, e participou de coletivas em museus na Holanda, Áustria, Alemanha, Suécia e EUA.

Sobre a exposição Abluções, o curador Hércules Martins ressalta que “não se trata, aqui, de uma retrospectiva, e sim da apresentação de um número de trabalhos que assinalam cinco fases e direções significativas no percurso do artista, durante as duas últimas décadas. Sua trajetória é marcada pela habilidade de redefinir e expandir fluidamente categorias convencionais como a fotografia e a escultura, entre outras. Os suportes empregados são levados ao limite e mais além, mediante sucessivas experimentações e o uso de materiais e técnicas artesanais inusitados.”

A exposição Abluções, ficará aberta até o dia 28 de abril de 2016. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, nº 216 – Centro, Florianópolis/SC. A entrada é gratuita.

Revitalização – A parceria com a Fundação Cultural Badesc acontece em um momento de grande importância para o Museu Victor Meirelles. Inserido no Programa de Aceleração do Crescimento/PAC – Cidades Históricas, do Governo Federal, o Museu passará por obras de ampliação, adequação e expansão de suas instalações que vão qualificar os seus espaços expositivos e os destinados a atividades artísticas, educativas e culturais. A execução do projeto, acompanhamento e fiscalização das obras serão realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN em Santa Catarina.

Lançamento de Livros – Na sexta-feira (4), o Museu Victor Meirelles promoverá o lançamento de dois livros, ambos pelo Selo Armazém. O evento acontecerá às 19 horas na Sala de Exposições Temporárias, quando haverá uma conversa com os autores.

O primeiro livro é A Borboleta e o Sino, de Yosa Buson . A obra contém poemas de Yosa Buson (1716-1783) em romaji – sistema de escrita que usa letras do alfabeto latino para escrever as palavras japonesas -, acompanhados de sua versão para o português.

O segundo livro a ser lançado na mesma noite é Ascensão – Contos Dramáticos, de Dirce Waltrick do Amarante. Professora do curso de Artes Cênicas da UFSC, Dirce coorganizou e cotraduziu, com Sérgio Medeiros, os livros De Santos e Sábios, uma antologia de textos estéticos e políticos de James Joyce (Iluminuras), e Cartas a Nora.