Museu Victor Meirelles inscreve para seminário sobre política de acervos

publicado: 04/09/2012 16h59,
última modificação: 06/09/2012 12h00

O Museu Victor Meirelles/Ibram, em Florianópolis (SC), realiza dia 20 de setembro, o 1º Seminário Política de Acervos. O encontro será realizado no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina/Academia Catarinense de Letras (Av. Hercílio Luz, nº 523, Centro).

A participação é gratuita mas limitada à capacidade do auditório (120 lugares). As pré-inscrições devem ser realizadas até o dia 14 de setembro pelo endereço eletrônico reva@antigo.museus.gov.br, contendo nome completo, e-mail, telefone, formação e instituição, caso seja vinculado a uma. Veja a programação completa do seminário.

Dentre os objetivos do seminário estão o estímulo a reflexões e debates sobre os processos de formação, gestão e uso dos acervos públicos de bens culturais na atualidade; a ampliação do diálogo sobre os critérios éticos e profissionais concernentes à elaboração de Políticas de Acervos pelos museus, além de refletir sobre a relação entre museu e comunidade nos processos de aquisição e descarte de coleções museológicas.

A realização do encontro é resultado de trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Política de Acervos – promovido pelo Museu Victor Meirelles desde o final de 2011. O seminário também pretende ampliar o número de participantes do grupo, transformando-o em um fórum contínuo de diálogos sobre o assunto.

Fonte: Divulgação Museu Victor Meirelles