Dentro da programação da 17ª Semana Nacional de Museus, o Museu Victor Meirelles (MVM/Ibram) oferecerá duas mediações especiais para crianças e turmas escolares e oficina de roteiro e stop-motion direcionada a membros do Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis.
Tanto a mediação especial “Tradições Artísticas na Arte Brasileira do Século XIX: O artista Victor Meirelles” como a “Histórias do Victor” exigem inscrição prévia pelo e-mail mvm.educativo@antigo.museus.gov.br e acontecem na exposição em cartaz “A Casa da Porta Verde”, que conta a trajetória do pintor Victor Meirelles, sua relação com Florianópolis e a casa onde residiu.
A primeira, direcionada a turmas escolares durante o horário de funcionamento do Museu, apresentará a história do artista e suas influências, como o Neoclassicismo e o Romantismo. Já a mediação especial “Histórias do Victor” tem foco em crianças entre sete e nove anos de idade e ocorre no dia 15 de maio, quarta-feira. As pinturas do artista serão trabalhadas de forma lúdica e teatral, com contação de histórias.
Por fim, a oficina de Roteiro e Stop-Motion receberá frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis na tarde de 16 de maio, quinta-feira, com o objetivo de criar um roteiro a partir de ideias coletivas dos participantes, considerando-se questões técnicas como iluminação e posição de câmera.
O Museu Victor Meirelles está funcionando provisoriamente na Rua Rafael Bandeira, nº 41, no Centro de entro – Florianópolis (SC). Mais informações em http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/
Foto: Exposição “A Casa da Porta Verde”, por Cláudia Klock
Texto: Ascom MVM
Edição: Ascom Ibram