Museu Victor Meirelles promove evento sobre arte, morte e patrimônio no dia 10

publicado: 08/05/2018 09h34,
última modificação: 09/05/2018 12h59

O Museu Victor Meirelles (MVM/Ibram) promove, na próxima quinta-feira (10), das 19 às 21h, a Mesa-Redonda Continuidades e Rupturas: Arte, Morte e Patrimônio. O evento é gratuito, sem inscrições prévias, e ocorre na sede provisória do Museu, na Rua Rafael Bandeira, 41, Centro de Florianópolis (SC). As palestrantes serão a professora adjunta do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, Telma Scherer, com o tema Vivas à morte viva: os processos de escrita, a alegria e o fenecer, e a presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais – ABEC, Elisiana Trilha Castro, falando sobre Patrimônio cultural funerário: a morte como tema e seus dilemas.

A proposta é a discussão sobre ciclos na Arte e no Patrimônio a partir dos valores da produção artística e das teorias de patrimônio sempre em movimento e transformação, em vanguardas e movimentos de ruptura, nos ciclos de renovação de linguagens e de políticas. O tema da “Morte” (ou das “mortes”) serve de eixo conceitual para a percepção dos ciclos de memórias e de esquecimentos, de continuidades e de transgressões, de abandonos e de recriações. A atividade foi elaborada pelos participantes da Oficina de Planejamento de Exposições, realizada de 19 de março a 11 de abril com estudantes de Museologia e Artes Visuais.

Imagem: A Morta. Óleo sobre tela, sem data. Victor Meirelles, Rio de Janeiro, RJ. Divulgação: Museu Victor Meirelles/Ibram

Também integra o último módulo expositivo do Projeto Victor em 4D, conjunto de exposições que busca sugerir possíveis leituras sobre o acervo do artista preservado pelo Museu Victor Meirelles, identificando em diferentes módulos as características estéticas de suas obras, as faces de Victor como aluno, professor e artista, o ambiente em que sua produção estava inscrita na segunda metade do século XIX e o legado deixado pelo pintor, como patrimônio artístico brasileiro.

A última exposição – sob o título Victor e o Tempo Presente – será inaugurada no dia 20 de junho de 2018 e encerra o Projeto, observando os tempos e as transformações da cidade de Florianópolis e sugerindo aproximações do patrimônio oitocentista com a arte contemporânea.

Saiba mais sobre a programação do Museu Victor Meirelles.

Texto: Ascom MVM