Museu Victor Meirelles recebe 25 obras do artista Glauco Rodrigues

publicado: 16/08/2018 17h15,
última modificação: 16/08/2018 17h16

O Museu Victor Meirelles (MVM/Ibram) celebra o aniversário do seu patrono no próximo sábado (18), com a abertura da exposição Gravuras, de Glauco Rodrigues.Glauco Rodrigues

A mostra reúne 25 trabalhos do artista gaúcho, em sua maioria serigrafias e litografias, produzidas entre 1970 e 1993, que representam um breve recorte da sua obra, revelando as suas múltiplas facetas como pintor, desenhista, gravador, ilustrador e cenógrafo.

Tais obras foram doadas recentemente ao Museu pela viúva de Glauco, Norma de Estellita Pessôa. O termo de doação foi assinado no dia 03 de agosto, nas dependências do atelier do artista, no Rio de Janeiro, com a presença da diretora do MVM, Lourdes Rossetto.

“A ação generosa da Norma de Estellita Pessôa vem a enriquecer sobremaneira o acervo do Museu. A partir do momento que obras dessa importância se tornam patrimônio público, mais pessoas têm acesso a elas”, destaca a diretora do MVM.

A exposição Gravuras, de Glauco Rodrigues fica em cartaz até 17 de novembro e a entrada é gratuita. O Museu Victor Meirelles fica na Rua Rafael Bandeira, nº 41, em Florianópolis – SC.

Sobre o artista

Glauco Rodrigues inicia-se em pintura em 1945, como autodidata. Em 1949, tem aulas com o pintor José Moraes, que instala um ateliê coletivo nas proximidades de Bagé. Nesse ano recebe bolsa de estudo da Prefeitura de Bagé e frequenta por três meses a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. As informações são da enciclopédia do Itaú Cultural. Com os artistas Glênio Bianchetti (1928) e Danúbio Gonçalves (1925), cria o Clube de Gravura de Bagé, em 1951. Três anos depois, integra o Clube de Gravura de Porto Alegre. No período em que frequenta essas associações de gravadores seus trabalhos são voltados para a representação do homem do campo e para os tipos e costumes regionais. Saiba mais.

Imagem: “Galeria de Tipos Brasileiros: Sebastião” – litografia a cores – 1987 – 61 x 40,5 cm / Divulgação: Museu Victor Meirelles.