Museu Villa-Lobos lança site institucional e disponibiliza seu acervo online

publicado: 10/10/2019 12h46,
última modificação: 20/01/2020 12h47
O novo site institucional do Museu Villa-Lobos/Ibram foi lançado nesta quinta-feira (10).

O novo site institucional do Museu Villa-Lobos foi lançado nesta quinta-feira (10). Lá o usuário pode acesso a todas as informações específicas sobre o Museu responsável pela coleta, preservação, estudo e divulgação de documentos e objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra do maestro Heitor Villa-Lobos, grande expoente da música brasileira.

No site, também está disponível uma coleção de fotografias que compreende cerca de 1.800 registros de Villa-Lobos e seu universo, abrangendo do final do século XIX à década de 1950. A principal doadora do acervo é Arminda Villa-Lobos, segunda esposa do compositor e diretora do Museu Villa-Lobos entre 1960 e 1985. Além disso, um número significativo de imagens procedentes da família da primeira esposa de Villa-Lobos, Lucília Guimarães, as quais foram doadas após a morte de Arminda, em 1985, também estão disponíveis online. Conheça o acervo do Museu Villa-Lobos.

De alto valor histórico, a coleção de fotografias documenta diferentes momentos da vida de Villa-Lobos, da infância aos últimos concertos pelo mundo. Também apresenta intelectuais, artistas e políticos de destaque do país e do exterior, registrando as principais experiências de Villa-Lobos como compositor, intérprete e diplomata cultural brasileiro, além de cenas da intimidade – ao lado de amigos e de músicos, jogando bilhar, em viagens pelo mundo, com Lucília e com Arminda.

Sobre o Tainacan

O Tainacan é um repositório gratuito voltado à gestão de acervos culturais de arquivos, bibliotecas e cinematecas, e vem sendo implementado em diversos museus do Instituto Brasileiro de Museus graças a uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fundo de Defesa dos Direitos Difusos

Em reunião maio deste ano, o Conselho Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos – vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública -, aprovou projetos de cinco museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para receber recursos que serão investidos em obras de restauração e requalificação, incluindo reparos de infraestrutura, reforço de segurança contra incêndio, entre outras benfeitorias.

Entre os projetos aprovados, está o Museu Villa-Lobos Digital, que será contemplado com um total de R$ 1.240.201,00 em recursos até 2020. Saiba mais.

A intenção é que todo o acervo – composto por partituras, correspondências e documentos textuais, programas de concertos nacionais e estrangeiros, arquivo sonoro, acervo audiovisual e objetos multidimensionais – seja disponibilizado na web.