Museu Villa-Lobos (RJ) promove festival dedicado ao maestro

publicado: 07/11/2012 15h31,
última modificação: 07/11/2012 15h39

Criado em 1961 para reverenciar a obra de Heitor Villa-Lobos e de outros importantes compositores brasileiros, o Festival Villa-Lobos – realizado pelo Museu Villa-Lobos (Ibram/MinC), em parceria com a Sarau Agência de Cultura Brasileira – chega ao seu cinqüentenário com uma programação composta por concertos de música sinfônica,  câmera e coral, espetáculos de música popular, recitais, oficinas, exibição de filmes, contação de histórias e ainda um concurso de música de câmera.

O diversificado elenco de convidados, dentre as quase 60 atrações que compõem a programação diária, ocupará, entre 9 e 25 de novembro, o Museu Villa-Lobos, Theatro Municipal, Espaço Tom Jobim, Escola de Música da Rocinha, Jardim Botânico, CCC e Escola de Música da UFRJ, entre outros espaços – em eventos com entrada franca ou a preços populares. Veja calendário e programação diária.

Diversidade
Para o maestro Wagner Tiso, diretor do Museu Villa-Lobos/Ibram,  o festival “apresenta um abrangente e magnífico painel da música brasileira, popular e de concerto, em homenagem ao nosso grande compositor”.

A ampla programação será dividida em 14 séries voltadas para cada um dos segmentos que compõem o festival. “Uma de nossas propostas é diluir as fronteiras entre a música considerada ‘erudita’ e a ‘popular’. Villa-Lobos é, inclusive, um dos grandes exemplos do quanto uma pode enriquecer a outra, como se percebe em quase toda a sua obra”, explica Marcelo Rodolfo, coordenador artístico do festival.

Dentre os destaques, a rara oportunidade de ouvir o violoncelo que pertenceu ao próprio Villa-Lobos, construído por Martin Diehl, em 1779, e que foi restaurado pelo luthier Túlio Lima. O histórico instrumento será tocado pelo violoncelista Hugo Pilger, que abre o festival em recital ao lado da pianista Lúcia Barrenechea, no Museu Villa-Lobos, pela série Movimento de Câmera. Saiba mais sobre a 50ª edição do Festival Villa-Lobos.

Texto: Divulgação Festival Villa-Lobos