Museus: bom programa na volta às aulas

publicado: 14/02/2011 15h53,
última modificação: 05/04/2011 15h55

Na volta às aulas, os museus do Ibram matam a saudade de um de seus maiores públicos: os visitantes escolares. E, para atender a esse público especial, as instituições preparam diversas atividades que potencializam a sua dimensão educativa, abrindo-se à curiosidade dos estudantes e aliando conhecimento e diversão.

O ambiente estimulante dos museus propicia o desenvolvimento de habilidades, a experimentação, a argumentação crítica e a discussão de temas relevantes para a sociedade. Neste período de início de ano letivo, as visitas e as atividades oferecidas pelos museus são boas opções para explorar os espaços museais e todo o seu potencial criativo, ampliar o exercício da cidadania, conhecer novos temas e assuntos interessantes.

São várias as possibilidades educativas dos espaços museais. Os profissionais de museus e os professores sabem reconhecer este universo e fazem com que a tão esperada visita se transforme em divertimento e proporcione a aprendizagem. Além de contribuir para a interação dos estudantes e a ampliação de possibilidades pedagógicas, a visita ao museu também pode ser um estímulo para levar a prática museológica para as escolas e fazer dessa experiência algo ainda mais vivo e em movimento.