Museus de Arte e Conservação de Bens Culturais no Museu Victor Meirelles

publicado: 17/11/2011 18h25,
última modificação: 17/11/2011 18h26

Qual o papel dos museus de arte na contemporaneidade? Essa é a questão central do conjunto de atividades programadas pelo Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles/Ibram, nos dias 21 e 22 de novembro, em Florianópolis (SC).

Realizado em parceria com o Fórum Permanente de Museus e o espaço Contemporão, no dia 21, o professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenador do Fórum Permanente de Museus, Martin Grossmann, ministrará a palestra Museu como interface: arquiteturas, arte, gestão e comunidade.

A mediação estará por conta do artista Yiftah Peled, do espaço Contemporão. A atividade é gratuita e não é necessário proceder com prévia inscrição. Às 20h30, acontece o lançamento da coleção de livros do Fórum Permanente de Museus.

No dia 22, das 18h às 22h, as atividades seguem no espaço Contemporão. Martin Grossmann ministra a oficina Curadoria e Performance. Para se inscrever, é preciso enviar, até o dia 17 de novembro, o currículo resumido e uma pequena apresentação de interesses em relação à oficina para o endereço eletrônico contemporao@gmail.com.

Já a Semana de Conservação de Bens Culturais será de 28 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo é proporcionar e complementar a formação de profissionais do setor bem como demais interessados.

Estão sendo oferecidas as oficinas teóricas Conservação Fotográfica e Conservação de Bens Culturais. As atividades são gratuitas, mas é necessário se inscrever. Os interessados devem encaminhar, até 24 de novembro, pedido de pré-inscrição para mvm.ac@antigo.museus.gov.br. Os critérios para a seleção nas oficinas são de responsabilidade da equipe técnica do Museu Victor Meirelles. Saiba mais aqui.

Fonte: Divulgação Museu Victor Meirelles