Museus e seus públicos é tema de seminário que será realizado nessa sexta-feira (26), pelo British Council, no Museu de Arte do Rio (MAR). A iniciativa reunirá profissionais britânicos e brasileiros para discutir as melhores práticas, tendências e estudos de caso que possam inspirar novos modelos, ações e oportunidades para museus.
Para Lucimara Letelier, Diretora Adjunta de Artes do British Council, “o tema de atração e diversificação de públicos é um dos mais importantes para os museus brasileiros neste momento em que eles passam por um processo de revitalização, requalificação e abertura de novos espaços. É preciso abrir o debate sobre iniciativas que funcionam, práticas que colaboram para atrair e fidelizar públicos diversos”.
O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro terá a participação do britânico Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives & Museums (TWAM); Carlos Gradim, Diretor-presidente do Museu de Arte do Rio e Tatiana Levy, Gerente Executiva e Socioeducativa do Museu Internacional de Arte Naif. O debate terá moderação de Luis Marcelo Mendes, Consultor da Fundação Roberto Marinho.
A segunda conversa será pautada pela experiência dos museus de ciência e será conduzida por Lucimara Letelier, com participação de Jean Franczyk, Diretora Adjunta do Science Museum de Londres. Compartilhando a experiência brasileira, participam do painel Diego Vaz, Chefe do Museu da Vida; e Luiz Alberto Oliveira, Curador do Museu do Amanhã, que está previsto para ser inaugurado em setembro.
O evento é gratuito e conta com tradução simultânea. As vagas são limitadas e sujeitas a lotação. Mais informações e inscrições na página do Programa Transform.
Texto: Divulgação British Council
Foto: Divulgação/Marcel Blanco (MAR)