Nova diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional no RJ entra em exercício

publicado: 04/05/2015 09h33,
última modificação: 04/05/2015 10h16

A nova diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Ibram) entrou em exercício nesta segunda-feira (4). Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira foi nomeada no dia 1º de abril. Resultado de processo de seleção pública, a nomeação foi publicada através de portaria no Diário Oficial da União.

Graduada em museologia e mestre em Memória Social pela Unirio, Maria Fernanda foi a escolhida pela Comissão de Seleção para assumir a direção do museu em caráter de cargo comissionado, conforme definido pela Chamada Pública Nº 2, de 7 de março de 2014.

Atualmente, exercia a função de coordenadora de museologia do Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. Dentre as suas atribuições estava a realização de estudos e pesquisas museológicas, históricas e antropológicas sobre temas relativos às regiões Norte e Nordeste; além do planejamento, coordenação e execução das atividades técnicocientíficas, atividades e projetos museológicos do MUHNE e de seus setores relacionados; exposições de longa duração, temporárias e itinerantes entre outras.

 Sua trajetória profissional inclui participação em comissões, coordenação de cursos e oficinas, curadoria e pesquisa.

Critérios
Para a seleção foram considerados os critérios de formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações do Governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

Os critérios foram aferidos através de apresentação de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Além da apresentação da documentação, a comissão de seleção designada também realizou entrevista oral com o candidato.

Texto: Ascom/Ibram

Última atualização: 04/05/2015