A nova diretora do Museu do Diamante (Ibram/MinC), em Diamantina (MG), foi nomeada nesta sexta-feira (1). Sandra Martins Farias ficou em primeiro lugar no chamamento público realizado pelo Ibram para preencher o cargo.
Graduada em Ciências Sociais pela UFMG e especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela PUC Minas, ela é mestre em antropologia e doutora em Integração na América Latina pela Universidade de São Paulo (USP).
Sandra tem sua atuação voltada para a área de Antropologia, principalmente nas seguintes temáticas: memória e patrimônio cultural, museus e museologia, cultura e diversidade cultural, manifestações tradicionais, antropologia cultural, teoria antropológica e história da antropologia.
O processo seletivo levou em consideração critérios técnicos e objetivos de qualificação baseados em análise de Currículo, Declaração de Interesse e Plano de Trabalho, além de entrevista oral. Podiam concorrer ao cargo, servidores públicos e não-servidores com formação acadêmica em nível superior, experiência comprovada em gestão e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.