Nomeado o novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus

publicado: 06/03/2020 17h01,
última modificação: 26/03/2020 15h18

O novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi nomeado nesta sexta-feira (6). A portaria de nomeação está disponível aqui.

Pedro Machado Mastrobuono é advogado especializado em direitos autorais, graduou-se nos cursos de “Storiadell’Arte Italiana” e de “Letteratura Italiana” pelo Instituto Italiano di Cultura, órgão ligado ao governo da Itália. É vencedor do prêmio Arruda Alvim de Direito Processual Civil.

Mastrobuono é membro fundador do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna, que cuida do acervo e da divulgação das obras do pintor modernista ítalo-brasileiro. Foi vice-presidente da Comissão Especial de Direito às Artes da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP, bem como membro efetivo da Comissão de Infraestrutura, Logística e Sustentabilidade da OAB.

É autor e coautor de várias publicações sobre Artes e afetividade da proteção do patrimônio cultural. Na relação de obras, estão a coautoria dos livros:
“Olhar Multidisciplinar sobre a Efetividade da Proteção do Patrimônio Cultural “, organizado pelo Ministério Publico Federal, Editora Fórum, 2011;
“Temas Contemporâneos de Propriedade Intelectual”, editado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Editora: OAB, Conselho Federal, 2017;
“Alfredo Volpi e Bruno Giorgi – A estética de uma amizade”, em curadoria compartilhada com Max Perlingeiro, Editora Pinakotheke, 2019;
“Projeto Felicidade – Grandes Coleções”, Editora: IPSIS gráfica e editora, 2019.

Mastrobuono, além de versar sobre Alfredo Volpi e Bruno Giorgi, é também autor de livros sobre a artista plástica Mira Schendel, o escultor modernista Sérgio Camargo e, ainda, a respeito do arquiteto Oscar Niemeyer, com textos que tratam de modo minucioso sobre a idealização e construção de Brasília, entre outros temas.

Como gestor cultural, é responsável pela repercussão internacional da obra artística de Volpi, na Europa e USA. Foi um dos responsáveis pela revogação da MP 841, que retirava recursos da Cultura; coautor do Manifesto em Defesa da Cultura, além da participação da ação judicial oferecida pela OAB Federal para dar efetividade ao repasse dos recursos da loteria esportiva para o Fundo Nacional de Cultura.

Dentre as atividades sociais, é patrono do Projeto Felicidade, que leva crianças carentes acometidas de câncer a museus. Foi indicado, em 2018, pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) para o prêmio Ciccillo Matarazzo – de personalidade atuante no meio artístico cultural.

Exerceu a Presidência da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea (AAMAC), da Universidade de São Paulo (USP). Foi, também, presidente do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em São Paulo.