Nota: 11 anos do Ibram

publicado: 20/01/2020 18h33,
última modificação: 28/01/2020 09h23

Ao celebrar neste 20 de janeiro os 11 anos de sua criação, o Instituto Brasileiro de Museus segue firme na sua missão de promover a valorização dos museus e do campo museal a fim de garantir o direito às memórias, o respeito à diversidade e a universalidade de acesso aos bens musealizados.

À frente da administração de 30 museus federais, a autarquia é responsável pela condução da Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor como um todo.

Uma ação importante na busca pela melhoria dos nossos museus, foi a aprovação dos projetos de cinco museus do Ibram – o Museu Casa Histórica de Alcântara (MA), o Museu da Abolição (PE), o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Histórico Nacional e o Museu Villa-Lobos (estes três no RJ) –, para o recebimento de recursos da ordem de R$ 55 milhões, oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, que serão investidos até o final de 2021, em obras de restauração, modernização, conservação e requalificação dessas instituições.

Em 2020, a publicação do Decreto n° 10.175 que instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Museus Federais, possibilitará uma maior atuação do Ibram na resolução dos problemas dos museus federais, visando o aprimoramento da organização, gestão e preservação dessas unidades museológicas.

No sentido da democratização do acesso ao conhecimento, o recente lançamento do Programa Saber Museu, amplia a capacidade do Ibram para a capacitação de profissionais que atuam na área museológica e dá capilaridade, por meio de uma plataforma de educação a distância, à difusão do conhecimento e o aprimoramento da gestão do campo museal.

Além disso, a disponibilização online dos acervos de 11 museus Ibram, somando mais de 10 mil itens, possibilita a visitantes e pesquisadores o acesso, por meio da Internet, a esse valioso patrimônio cultural brasileiro.

Reafirmando o compromisso de valorizar a formulação participativa das políticas voltadas para o setor museal, o Ibram abriu uma consulta pública que visa colher junto aos profissionais do campo museal e à sociedade em geral contribuições para a construção da Resolução Normativa que disciplina a ação de fiscalização a ser desenvolvida pelo Instituto. O documento definirá a forma como o Ibram irá exercer essa atribuição prevista em lei, priorizando o viés educativo e preventivo da fiscalização.

Assim, todo o corpo técnico do Instituto Brasileiro de Museus vem se dedicando e trabalhando para ser referência na gestão de políticas públicas e na geração e difusão de conhecimento para o campo museal.