Compartilhamos as tratativas conduzidas por este Instituto Brasileiro de Museus – Ibram para viabilizar a 8ª edição do Fórum Nacional de Museus, encontro de incondicional prioridade para o Ibram, oportunidade de promover o intercâmbio científico, acadêmico e cultural, bem como de avaliar as políticas públicas para o setor.
O Ibram vem envidando esforços para a realização do Fórum, que culminou no reconhecimento e na aprovação dos recursos pelo Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cidadania, neste mês de setembro.
Entretanto, sendo um evento de grande porte, não há tempo tecnicamente viável para a realização do 8º FNM ainda neste ano de 2019, o que nos impeliu a decidir pela prorrogação de sua data para o primeiro semestre de 2020.
Além da mudança de datas, registramos que o 8º FNM ocorrerá na cidade de Brasília em função de questões operacionais e orçamentárias.
Assim, com a realização do 8º FNM, prevalece o compromisso deste Instituto em manter a relação dialógica democrática e essencial junto ao campo museal brasileiro, propiciando um ambiente de debate e reflexão sobre o papel da museologia contemporânea e suas interfaces com as políticas públicas voltadas para o setor.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Secretaria de Estado da Cultura do Ceará pelo acolhimento, empenho e compreensão.
Instituto Brasileiro de Museus