Nota sobre o incêndio no Museu de História Natural da UFMG

publicado: 15/06/2020 12h36,
última modificação: 15/06/2020 14h15

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lamenta profundamente o incêndio ocorrido no início da manhã desta segunda-feira (15), que atingiu um dos prédios do Museu de História Natural, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao saber do ocorrido, o Ibram entrou em contato, prontamente, com a Coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG, Letícia Julião, e enviou o protocolo de mitigação de danos, desenvolvido à época do incêndio do Museu Nacional (UFRJ) para as providências imediatas, assim como disponibilizou material humano por meio de nosso corpo técnico.

O Ibram disponibilizou, ainda, os dados disponíveis no banco de dados do cadastro de voluntários para o emprego em uma força-tarefa para a atuação no salvamento dos bens atingidos pelo sinistro.

Embora o Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais não seja administrado pelo Ibram, estamos solidários e auxiliando a Universidade e o Sistema de Museus de Minas Gerais nesse processo.

Há que ter transparência na rápida identificação das causas para que os problemas possam ser enfrentados de forma eficiente e exemplar, dando eficácia à proteção do patrimônio cultural.

Saiba mais sobre o Cadastramento de Voluntários para atuarem no salvamento bens culturais musealizados.