Nota sobre o programa de preservação e segurança nos museus Ibram

publicado: 01/08/2021 12h23,
última modificação: 12/08/2021 22h38

O Instituto Brasileiro de Museus reconhece a necessidade de dotar seus museus de plenas condições de segurança para seu público e acervos e tem envidado esforços no sentido de avançar numa política de preservação e segurança para as unidades museológicas vinculadas ao órgão.

Nesse sentido, esclarecemos que todos os 30 museus da rede Ibram possuem programas de segurança e são dotados de equipamentos essenciais para identificar, detectar e bloquear os principais agentes de riscos que ameaçam os museus.

Cabe ressaltar que a legislação acerca das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros é estadual, o que exige soluções diferentes em casa unidade da Federação.

Além disso, os museus Ibram estão sediados em prédios históricos, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Adaptar tais edificações para o pleno cumprimento das exigências à concessão de alvarás é um processo que demanda tempo, entendimento percebido pelo próprio Corpo de Bombeiros, uma vez que muitas vezes são necessárias obras complexas de adaptação, que também devem se adequar à legislação brasileira relativa a imóveis históricos tombados.

Esclarecemos ainda, que vários museus Ibram estão em obras de restauração e requalificação, e a execução dos respectivos Projetos de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico compõe esses cronogramas.