Ibram sedia encontro de redes de pontos de memória e museus comunitários

publicado: 01/06/2012 15h56,
última modificação: 29/06/2012 11h48
Bandeira de Farrapos de Martha Niklaus (reprodução)

32 representantes e articuladores de pontos de memória e museus comunitários populares, indígenas, quilombolas, dentre outros, vão se reunir, de 4 a 6 de junho, no Auditório do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília, para discutir estratégias de articulação e qualificação em rede.

A abertura acontece na segunda-feira (4), às 9h, e contará com a presença do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e da secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Márcia Rollemberg.

Como resultado do encontro, espera-se a construção de um documento com diretrizes que contribuam para o fortalecimento de redes estaduais de iniciativas de Museologia Social, isto é, aquelas que trabalham a memória como ferramenta e fortalecimento da identidade e cultura local e como meio de transformação social.

Também estarão em debate os mecanismos para a consolidação de uma Política Pública de Direito à Memória, a ser construída com representantes de movimentos sociais.

Pontos de Memória – Para atender aos diferentes grupos sociais do Brasil que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) apoia ações de memória em comunidades populares no Brasil e no exterior.

Os pontos de memória têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Em estágio pleno de desenvolvimento, eles são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.

A partir do Edital Prêmio Pontos de Memória, lançado em 2011, foi possível identificar mais de 150 iniciativas de Museologia Social no Brasil e 18 no exterior.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Pontos de Memória/Martha Niklaus