Últimos dias: Prêmio Ibram Feira ArtRio 2011 inscreve até 23 de outubro

publicado: 20/10/2011 09h50,
última modificação: 24/10/2011 10h34

Foi publicado no dia 9 de setembro, na Seção 3, Página 13, do DOU, o edital Prêmio Ibram Feira ArtRio 2011. O lançamento oficial aconteceu durante a Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro – ArtRio.

Duas obras de arte contemporâneas produzidas no Brasil serão premiadas e incorporadas ao acervo de museus brasileiros, a serem definidos pelo Ibram. A premiação total é R$ 30 mil; sendo R$20 mil para o 1º lugar e R$ 10 mil para o 2º.

Poderão participar desta seleção pública pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, com idade mínima de 16 anos e que sejam atuantes da área (já tenham participado de feiras e exposições). A obra inscrita não poderá ter sido objeto de premiação em outro certame e não pode pertencer a coleções de museus, instituições e/ou centros culturais, dentre outros.

As inscrições estão sendo realizadas gratuitamente, através do Sistema SalicWeb, disponíveis no Portal do Ministério da Cultura e na página do Ibram. Outras informações pelo email cff@antigo.museus.gov.br. O edital está disponível aqui.

A Feira ArtRio
A primeira edição da ArtRio, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de setembro, ocupou dois pavilhões do Píer Mauá, na capital fluminense, e contou com a presença de aproximadamente 80 galerias, metade delas estrangeiras. Intervenções urbanas, visitas guiadas, oficinas e a construção de um portal online de arte contemporânea foram alguns dos destaques.

De acordo com a organização, o objetivo foi inserir definitivamente o Rio de Janeiro no mercado de arte internacional e desenvolver um intercâmbio cultural.  Saiba mais.