Técnicos do Ibram participam de curso sobre Gestão de Risco no Rio de Janeiro

publicado: 15/07/2013 15h38,
última modificação: 27/09/2013 16h59

Terminou na sexta-feira (12), o curso Gestão de Risco ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, promovido pela Divisão de Preservação e Segurança em Museus da Coordenação de Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

O treinamento, que começou no dia 8 e teve lugar nos museus Histórico Nacional e Nacional de Belas Artes, ambos integrados a rede Ibram, é voltado para o conjunto de técnicos que atuam na área de segurança e conservação dos 30 museus vinculados ao instituto, além de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e do Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

Ministrado pelo especialista José Luiz Perdesoli, químico graduado pela Universidade de Minas Gerais (UFMG) e com larga experiência na área de preservação e segurança de patrimônio cultural no Brasil e no exterior, o curso tem como objetivo apresentar conceitos, metodologia e exercícios práticos, capacitando os técnicos na identificação, análise e avaliação dos possíveis riscos para o patrimônio musealizado.

Em março deste ano, especialistas em museus e segurança já haviam participado, também no Rio, do Seminário-oficina Preservação e Segurança em Museus: Introdução de Gestão de Riscos para Acervos Musealizados. Os treinamentos são realizados em parceria com o Programa Ibermuseus e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).

Texto: Ascom/Ibram