Obras de revitalização e ampliação avançam no Museu Victor Meirelles

publicado: 30/09/2016 18h19,
última modificação: 30/09/2016 18h33

14310307_1144653518926552_7059134718469522083_o
Intervenção física abarca a restauração do sobrado luso-brasileiro onde nasceu o artista, construído no final do séc. XVIII, e a ampliação de seu prédio anexo, que terá seu espaço readequado e requalificado.

Fechado ao público desde abril para a execução de projeto de revitalização e ampliação, e funcionando desde agosto em sede provisória, o Museu Victor Meirelles/Ibram, em Florianópolis (SC), já supera com sucesso a fase inicial das obras, realizadas como parte do PAC – Cidades Históricas.

A intervenção física abarca a restauração do sobrado luso-brasileiro onde nasceu o artista, construído no final do séc. XVIII – que foi tombado em 1950 e é sede do museu desde 1952 – além da ampliação de seu prédio anexo, que terá seu espaço readequado e requalificado.

A fase inicial dos trabalhos foi marcada pelo reconhecimento das edificações históricas, seu aspecto construtivo e estado de conservação, dando início a um trabalho delicado que incluiu a retirada de partes de rebocos, pisos, paredes e acessos da casa histórica e o nivelamento do terreno. Não é recomendada a utilização de ferramentas que gerem excessiva vibração, pois a operação pode comprometer a estrutura do prédio.

Com o objetivo de promover a integração entre o sobrado e o edifício adjacente, que conta com três pavimentos, o novo projeto arquitetônico vai ampliar a área do museu dos atuais 400 m² para quase 750 m², agregando novas salas de exposição, auditório, salas de atividades diversas, recepção, cafeteria e biblioteca, entre outros.

A intervenção também vai promover, na sequência, a plena acessibilidade a todos os espaços do museu e a harmonização com o seu entorno, como parte de qualificação da região às finalidades turísticas e culturais.

A previsão é que a duração total das obras seja de 18 meses. Até sua conclusão, o Museu Victor Meirelles desenvolve suas atividades em sede provisória, situada à Rua Rafael Bandeira, 41, no centro de Florianópolis.

Acompanhe as obras na sede do Museu Victor Meirelles, que prometem consagrá-lo como uma das principais atrações do Centro Histórico da capital catarinense, assim como a programação em cartaz na sede provisória, através do site do museu e de sua página no Facebook.