Oficina no Museu do Diamante inspira artesãos a desenvolverem produtos a partir do seu acervo

publicado: 02/03/2020 09h37,
última modificação: 02/03/2020 10h26

O Museu do Diamante promoveu, em parceria com o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM/Ibram) e o Sebrae Diamantina, a Oficina de Produtos Artesanais inspirados em Acervo Museal.

O designer Servio Costa, da Coordenação de Comercialização de Produtos (CCP/DDFEM/Ibram) fala sobre a criação de produtos inspirados em obras de arte e acervos de museus pelo mundo

A oficina reuniu nos dias 12 e 13 de fevereiro, cerca de 20 artesãos e artistas da região de Diamantina (MG) que, após participarem de uma visita guiada pelo Museu, assistiram a apresentações sobre a criação de produtos inspirados em obras de arte e acervos de museus pelo mundo, sobre a relação dos produtos de souvenir de museus com o turismo e perspectivas de comercialização desses produtos, além de orientações sobre a precificação dos mesmos.

O assistente de acervo, Gabriel Eugênio – que juntamente com a monitora de público, Jaqueline Ribeiro, conduziu os artesãos pela exposição permanente do Museu do Diamante –, explica que o museu foi apresentado aos participantes da oficina, como um espaço de representação da cultura e da arte diamantinense.

Na visita guiada foi dada ênfase aos elementos genuínos da sociedade que surge a partir da extração do diamante. Itens que representam as figuras dos garimpeiros faiscadores e tropeiros (característicos da região) ganharam destaque na apresentação do acervo, bem como os oratórios de lapinha e técnicas como rosinhas de malabar, característicos de Minas Gerais.

“Nós ressaltamos as tradições, festas e a musicalidade de Diamantina, convidando o artista a relacionar os objetos do museu com a paisagem da cidade e de suas tradições. Nosso objetivo foi motivar a originalidade do artesão para representar a história de seu povo, trabalhando os conceitos de identidade e motivando o senso de pertencimento com o território”, ressalta Gabriel.

Luciana Teixeira, do Sebrae Diamantina, dá orientações sobre a precificação dos produtos

Uma segunda etapa da Oficina está programada para o mês de abril, quando os participantes apresentarão os trabalhos produzidos a partir dos elementos do acervo do museu. Na ocasião, os artesãos também receberão pelo Sebrae uma capacitação sobre Técnicas de Comercialização. Além do Museu do Diamante, a Coordenação de Comercialização de Produtos (CCP/DDFEM/Ibram) promoveu essa oficina no Museu Regional de Caeté. A intenção é propor essa iniciativa para outros museus Ibram e disseminar a ideia para toda a comunidade museal. Saiba mais.