Oscar Oiwa estréia no Rio com individual no MNBA/Ibram

publicado: 03/05/2011 11h07,
última modificação: 03/05/2011 11h07

O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram exibe a partir desta terça, 3/5, a primeira mostra individual do pintor Oscar Oiwa no Rio de Janeiro.

O artista produz uma obra situada num mundo pós-apocalíptico, que prescinde da presença humana. Nesta mostra, reunindo 15 telas,  um dos destaques é a grande tela Nest,  pintada em verde e medindo 222 cm x 555 cm,  que estampa a impetuosidade da natureza engolfando resquícios de civilização, objetos de design que ficam imprestáveis pela força da natureza.

A recente devastação causada pelo terremoto e pelo tsunami que se seguiu a ele no Japão parece ter sido profetizada na série CAOS (2005-06), integrada pela obra Nest, que Oiwa apresentou há dois anos no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, e em seguida em Fukushima, uma das cidades mais atingidas pela recente catástrofe. As marcas do sofrimento também percorrem a exposição, representadas através de pedaços de carne que esboçam  o contorno de países atingidos pelas guerras.

Cidadão cosmopolita, residindo em Nova York, aos 45 anos Oscar Oiwa participou do circuito artístico de cidades como Paris, Londres, Beijing e Tóquio. Nos Estados unidos, o artista realizou em 2007 exposição individual no Museu da Universidade do Estado do Arizona. Suas obras integram importantes acervos no Brasil e no exterior.

Exposição de Oscar Oiwa

Abertura: 3 de maio, às 18:30h, na sala Bernardelli

Visitação: de 4 de maio até 20 de junho, de terça a sexta, das 10h às 18h; e sábados, domingos e feriados,  das 12h às 17h.  Ingresso: R$ 5. Entrada grátis aos domingos.

Endereço do MNBA: Av. Rio Branco, 199, Cinelândia, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2219-8474. www.mnba.gov.br