Painéis Guerra e Paz, de Portinari, retornam ao Brasil

publicado: 28/12/2010 16h16,
última modificação: 05/04/2011 16h18

Os painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari, retornaram oficialmente na noite da última quarta-feira (21) ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 54 anos depois de terem sido apresentados pela primeira vez aos brasileiros. A obra de Portinari será exposta em itinerância nacional e internacional até 2013, quando retornará à ONU, em Nova Iorque.

Após três anos de empenho, a pedido do governo brasileiro, a ONU entregou a guarda dos painéis ao Projeto Portinari até 2013, para restaurá-los e em seguida expô-los ao grande público. A restauração e a exposição itinerante contam com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) com o valor aprovado para captação de R$ 16,8 milhões, sendo que cerca de 50% já foram captados.

No projeto, está incluído o apoio financeiro do BNDES, o patrocínio da FINEP, da Redecard e de Queiroz Galvão, apoio da ONU, do Ministério da Cultura, do Itamaraty, da Funarte, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da PUC-Rio, da Rede Globo, do jornal O Globo e da Galeria Dom Quixote.
Itinerância

Instalados no hall de entrada da Assembléia Geral da ONU, em Nova Iorque, os painéis estão em local nobre de acesso restrito. Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em expor Guerra e Paz ao grande público.
A exposição permanece no Theatro Municipal até o dia 30 de dezembro. De fevereiro a maio de 2011, os painéis serão restaurados no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, em ateliê aberto ao público, com realização de programa educativo voltado ao atendimento às escolas. Em seguida, uma itinerância nacional e internacional está sendo planejada até o retorno dos painéis à ONU, em 2013.

Compõem a exposição cerca de 100 estudos de Portinari para os painéis, além de módulos sobre Candido Portinari (obra, vida e época) e sobre o Projeto Portinari. (Com informações da Comunicação Social/ MinC)

Painéis Guerra e Paz, de Portinari, retornam ao Brasil

publicado: 00h00,