Prudentópolis terá Museu Federal Ucraniano

publicado: 23/08/2011 09h24,
última modificação: 21/05/2012 17h46

Na última sexta-feira, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior visitou, junto com o Deputado Federal Ângelo Vanhoni (PT), as obras de restauração da Igreja São Miguel Arcanjo, em Mallet, no Paraná. Eles conversaram com a comunidade local, responsável pelos preparativos de reinauguração da Igreja, no dia 6 de novembro, dia do Padroeiro da cidade. Essa ação integra as ações do governo federal na região, voltadas para a cultura e têm apoio de Vanhoni.

Outra ação prevista para a região é a construção de um museu federal na cidade de Prudentópolis (PR). A projeto é do Instituto Brasileiro de Museus e faz parte das ações previstas pela Política Nacional de Museus.

A proposta é de um Museu Federal Ucraniano, que irá aproveitar acervos já existentes na cidade, além de buscar materiais em municípios do entorno. O Museu será instalado em um terreno que está em processo de doação pela Eletrobrás. José do Nascimento Junior, presidente do Ibram, disse que o museu não deve se concentrar apenas na cultura e colonização ucraniana, mas também terá obras que dialogam com os imigrantes da região. Para Nascimento, é importante valorizar esse campo étnico tão importante na colonização do Paraná e do Sul do Brasil.