Ponto de Memória Missioneira (RS) une patrimônio e identidade

publicado: 10/11/2011 12h43,
última modificação: 10/11/2011 15h13

Uma comunidade de São Miguel das Missões (RS) transformou um espaço de memória de remanescentes da chamada Redução Jesuítica dos Guaranis no Ponto de Memória Missioneira.

Com peças confeccionadas pela população local, o acervo doado à instituição dispõe de mais de 300 peças, que inclui elementos arquitetônicos, que remontam ao período dos chamados Sete Povos das Missões Orientais (séculos XVII e XVIII), além de artefatos e instrumentos de grupos de imigrantes que ocupam o atual território de São Miguel das Missões (séculos XIX e XX).

Além de objetos referentes ao período pós-jesuítico, o acervo também guarda bens representativos da cultura material indígena, particularmente da comunidade Mbyá-Guarani.

Identidades e mais espaço
Segundo o historiador do Museu das Missões/Ibram, Diego Luiz Vivian, que acompanha junto à comunidade a iniciativa, as práticas de memória desenvolvidas no Ponto de Memória Missioneira estão conectadas com a realidade social de seus protagonistas, que têm conservado e divulgado um conjunto de bens culturais nos quais os moradores encontram reconhecimento e identidade.

“Os miguelinos foram historicamente excluídos das decisões que envolvem o patrimônio que faz fronteira com o quintal de suas casas. A alternativa foi buscar meios de narrar e expor suas próprias memórias e patrimônios”, enfatiza Luiz Vivian.

Escolares visitam Ponto de Memória na 9ª Semana Nacional de Museus

Uma das necessidades apontadas pelos membros do conselho gestor do Ponto de Memória é a de ampliar as instalações físicas, para acolher peças que não estão expostas no museu devido à falta de espaço adequado.

Os visitantes do museu também podem participar do Ritual da Erva Mate, uma cerimônia liderada pelo cacique Mariano Aguirre, que reúne moradores, lideranças políticas e religiosas da comunidade Mbyá-Guarani.

O Ponto de Memória Missioneira, parceiro do Programa Pontos de Memória, está localizado na Quadra 36, lote 14, na Rua Arnoldo Daher Boays, 514, em São Miguel das Missões – próximo ao Museu das Missões e do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.

Texto: Sara Schuabb/comunicação Ponto de Memória
Fotos: Museu das Missões/divulgação