Ponto de Memória realiza ações de inventário participativo em Fortaleza

publicado: 20/03/2012 14h43,
última modificação: 21/03/2012 16h50

O Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, localizado em Fortaleza (CE), está realizando uma série de ações, durante o mês de março, como parte do processo do inventário participativo na localidade.

Debates, qualificação em metodologias para realização de registro de história oral, rodas de memória, pesquisas, mapeamento das histórias, patrimônios, expressões culturais, documentos, saberes e fazeres locais estão entre as atividades.

No dia 24 de março, das 8 às 16h, acontece, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), um seminário sobre Território, História e Memória no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), voltado para representantes das entidades locais, que compõem o conselho gestor do Ponto de Memória (foto), e para os jovens selecionados que participarão do inventário.

A mediação dos grupos de trabalho contará com os coordenadores do Projeto Historiando, Alexandre Gomes e João Paulo Vieira, e do geógrafo Victor Bento, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

De acordo com o conselho gestor do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, o inventário participativo resultará em uma exposição a ser lançada em junho deste ano, com o objetivo de divulgar o acervo e a história local inventariada. Como meios de difusão das ações e experiências museais, também estão previstos o lançamento de um site e de uma cartilha.

O Centro Cultural Bom Jardim/CCBJ situa-se à Rua Três Corações, 400, Granja Lisboa,. Mais informações pelo telefone (85) 8884.1062 ou pelo e-mail almadriano@gmail.com.

Texto e foto: Divulgação Pontos de Memória