Pontos de Memória e iniciativas de memória desenvolvidas por grupos sociais, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade local, também estão participando da 6ª Primavera de Museus, com uma gama de eventos sobre o tema Função Social dos Museus, que começou na segunda-feira (24) e segue até este domingo (30) de setembro.
No Sul, o Museu de Periferia (Mupe), em Curitiba, realiza uma exposição itinerante sobre a história dos pioneiros do bairro Sítio Cercado, que dialoga diretamente com questões atuais das periferias curitibanas.
Na Região Sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, o Museu da Maré promove nesta quinta (27), dinâmicas de cidadania com oficinas de Memória e rodas de leitura para crianças. O Ponto de Memória Rural, no município fluminense de Bom Jardim, exibe nesta sexta (28), documentário sobre a Folia de Reis da Bandeira do Divino Espírito Santo Saberes e Tradições Populares do Interior do Estado do Rio de Janeiro.
Em Vitória, capital do Espírito Santo, o Ponto de Memória de São Pedro realiza, nesta sexta (28), rodas de conversa com as tradicionais desfiadeiras de siri da Ilha das Caieirais, consideradas patrimônio imaterial da região.
No Nordeste, o Ponto de Memória LGBT está apresentando a exposição Orgulho LGBT -12 anos da parada gay em Maceió. No Ceará, o Museu Indígena Kanindé realiza nesta sexta-feira (28) seminário sobre as experiências do museu em ação educativa e sua função social.
Confira os detalhes da programação no guia da 6ª Primavera de Museus.