Prêmio Pontos de Memória: R$ 1,5 milhão para iniciativas de memória social

publicado: 01/11/2011 18h22,
última modificação: 01/11/2011 18h26

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mantém abertas até 27 de novembro, as inscrições para a edição 2011 do Prêmio Pontos de Memória.

A ação tem por objetivo reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade. O instituto oferece 48 prêmios que totalizam R$ 1,5 milhão.

O edital é voltado à grupos étnico-culturais como indígenas, afrodescendentes, ciganos, ribeirinhos, quilombolas, rurais, de periferia, cultura litorânea, comunidades brasileiras no exterior, entre outros.

Os participantes podem se inscrever em duas categorias: Pontos de Memória no Brasil, direcionada a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural e, Pontos de Memória no Exterior, para pessoas físicas, brasileiras natas ou naturalizadas maiores de 18 anos.

A primeira categoria oferece 45 prêmios de R$ 30 mil e, na segunda, os inscritos poderão concorrer a três prêmios de R$ 50 mil. Com o recurso do prêmio, os contemplados deverão desenvolver atividades e projetos relacionados a ampliação e manutenção das ações de memória social existentes, realização de programações culturais regulares, elaboração, desenvolvimento e execução de novas ações de memória social, além da ampliação de acesso, educação e formação de público.

As inscrições poderão ser realizadas até 23h30 do dia 27 de novembro por meio do sistema SalicWeb , disponível no Portal do MinC, e na página do Ibram.  Confira o edital.