Na terça-feira, 22 de janeiro, o Museu da Inconfidência/Ibram, em Ouro Preto (MG), recebeu a vista do presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso, que veio ao Brasil para participar da VI Cúpula Brasil-União Europeia e aproveitou para conhecer diversos pontos turísticos da histórica cidade mineira.
No Museu da Inconfidência a visita foi orientada por guias de turismo e pela chefe da Divisão Técnica, Carmem Silvia Lemos. Segundo ela, o presidente da Comissão Européia ficou muito impressionado com a qualidade do acervo e sua conservação.
“Ele fez elogios sinceros. É sinal de que temos uma exposição que sensibiliza pessoas do mundo inteiro, acostumadas com o padrão museológico internacional”, salientou Carmem.
A União Europeia e o Brasil celebraram na quinta-feira (24), em Brasília, a sexta cúpula desde o lançamento da parceria estratégica, em julho de 2007, em Lisboa (Portugal).
Durante o evento, foram discutidos temas específicos envolvendo as duas regiões, como a crise financeira internacional, o G-20 e questões de segurança internacional no Oriente Médio e na África.
Texto: Divulgação Museu da Inconfidência