O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, participou ontem da reunião da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, a convite do deputado federal Chico D’Ângelo, para falar sobre as celebrações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e da 14ª Semana Nacional de Museus.
Brandão detalhou o número de instituições participantes da 14ª Semana de Museus, fazendo uma breve retrospectiva das edições anteriores. Ele falou sobre os impactos da realização desses eventos e destacou sua importância para a ampliação do acesso à cultura e para o fortalecimento dos museus.
Brandão destacou, ainda, a inauguração do Museu Palácio Da Memória Rondoniense, no dia 18, ressaltando o progresso do setor nos últimos anos e a importância dos museus no desenvolvimento da sociedade.
O presidente do Ibram também falou da sua preocupação com a recente extinção do Ministério da Cultura, alertando para possíveis dificuldades na interlocução com o, agora, Ministério da Educação e Cultura. “Nós tememos que, com um Ministério maior e com objetivos muito mais amplos, as iniciativas da Cultura, especialmente dos museus, se percam”, concluiu.
Ouça aqui o pronunciamento do presidente do Ibram na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.