Sustentabilidade dos Museus

Presidente do Ibram participa de evento sobre Sustentabilidade nos Museus

publicado: 24/10/2019 13h31,
última modificação: 17/12/2019 13h35

O presidente do Ibram, Paulo Amaral, participou ontem (23) da Conferência de abertura do Seminário Internacional “Desenhando o futuro: gestão e sustentabilidade nos museus”. Promovido pelo Museu Paulista da USP, em parceria com o Sesc Ipiranga, o Seminário visa promover um debate sobre a função da instituição “museu” na contemporaneidade e avaliar estratégias para a sua manutenção e sustentação financeira.

Também participaram do evento Renata Motta (presidente do ICOM Brasil), Laura Van Broekehoven (Pitt Rivers Museum – Universidade de Oxford/Inglaterra), Anthony Shelton (Antrhopology Museum – Universidade da Colúmbia Britânica/Canadá), Paulo Garcez (Museu Paulista/Universidade de São Paulo), Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande/Brasil), Tui Te Hau (Biblioteca Nacional da Nova Zelândia/Nova Zelândia), Marília Bonas (Memorial da Resistência/Brasil), Lucas Sigefredo (Jardim Botânico Inhotim/Brasil), Alessandro Batista (Museu da Vida/ Rio de Janeiro) e Andrea Nogueira (CPF/SESC São Paulo), que conduziram o debate a partir de três mesas temáticas: “Quais os desafios e ferramentas para os museus universitários construírem um futuro sustentável?”; “Como os museus podem atuar para auxiliar o desenvolvimento de suas comunidades?”; e “Como os museus se posicionam diante dos novos desafios postos pelo mundo atual?”.

O evento que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo, reuniu profissionais, diretores de museus e pesquisadores de instituições brasileiras. Esta é a segunda edição do Seminário Internacional Museus e Sustentabilidade para a discussão deste tema. Saiba mais sobre o evento.