Primavera 2014: confira destaques da programação dos museus Ibram

publicado: 19/09/2014 16h24,
última modificação: 19/09/2014 16h34

Os museus que integram o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) têm ampla programação durante a 8ª Primavera dos Museus – que acontece em todo o país de 22 a 28 de setembro com o tema Museus Criativos. Confira alguns destaques da programação, visite as páginas dos museus na internet (basta clicar no nome) e acesse o guia completo para mais detalhes. As programações são de responsabilidade exclusiva dos museus.

Minas Gerais (MG)
O Museu do Diamante, em Diamantina, realiza, a partir do dia 23, um curso de teatro e faz distribuição de Caderno de Plantas medicinais, livreto ilustrado em cores que ajuda a identificar as plantas do cerrado, além da performance de Calebe Silva no dia 27.

Museu do Diamante (MG)

O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, concentra-se em ações de sustentabilidade ambiental, com oficina de reciclagem e formação de multiplicadores para reciclagem criativa de resíduos sólidos, além de oferecer o workshop Arte, história e educação: diálogos e possibilidades no contexto escolar no dia 27 de setembro.

O Museu do Ouro, em Sabará, tem apresentação de música com temática barroca, que acontece no dia 24, às 20h. O Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, desenvolve projeto com idosos, tendo como foco o resgate memorial e afetivo de canções e histórias. Outras informações  pelos telefones (38) 3541.1440 ou (31) 9902.4609.

Já o Museu Regional de São João del-Rei realiza o projeto O museu recebe sua família – visita guiada e noturna ao museu envolvendo as famílias de funcionários e colaboradores da instituição.

Rio de Janeiro (RJ)
O Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio, mesmo fechado para obras, desenvolve ação em escolas públicas, como contação de histórias e distribuição de jogos educativos. Outras informações pelo telefone (22) 2643.6898.

Em Petrópolis, o Museu Imperial realiza Curso de Atualização para Guias em parceria com o Curso de Turismo do Cefet. Já no Palácio Rio Negro, no dia 26, acontece a palestra Educação como Instrumento de Cidadania. Outras informações pelo telefones (24) 2246.2378/2423.

Em Vassouras, o Museu Casa da Hera realiza, entre outras atividades, o Clube do Postal – projeto educativo que visa resgatar o hoje antigo hábito de envio de cartões postais.

Museu de Arqueologia de Itaipu (RJ)

O Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, abre, dia 24, a mostra fotográfica Itaipu: Imagens e Histórias, com fotos dos anos 60, 70 e 80 registradas pelo fotógrafo Ruy Lopes. No mesmo dia acontece ainda a inauguração da biblioteca do museu e apresentação teatral. Outras informações pelos telefones (21) 3701.2966/2994.

Na cidade do Rio, no bairro de Santa Teresa, o Museu da Chácara do Céu realiza, no dia 25, uma palestra retrospectiva sobre pesquisas sobre o trabalho educativo nos Museus Castro Maya. No mesmo bairro, o Museu Casa de Benjamin Constant realiza a 24ª edição do Arte de Portas Abertas em seu jardim, com exposição de quatro artistas visuais.

O Museu da República, no Catete, traz a exposição Conexões: lá dentro lá fora, com foco no tema desta edição, Museus Criativos. Já o Museu Histórico Nacional realiza, nos dias 17 e 18, oficinas de Trocas de Sonhos, onde o público poderá deixar seus sonhos e pegar um sonho para sua coleção.

O Museu Nacional de Belas Artes abre a exposição Museu invisível, sobre uma faceta menos conhecida do escritor Ariano Suassuna, falecido em julho: a tapeçaria “A onça do divino”. Já o Museu Villa-Lobos, em Botafogo, realiza, no dia 22, ações educativas como a oficina de musicalização Brincantando e um concerto didático com repertório baseado no cancioneiro infantil de Villa-Lobos.

Goiás (GO)
Na histórica Goiás, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte propõe a oficina Veiga Valle em Quadrinhos, resgatando na linguagem das histórias em quadrinhos um dos artistas mais relevantes da cidade. Em Pilar de Goiás, o Museu Casa da Princesa abre, dia 26, uma exposição com registros fotográficos da história cidade, por meio da comparação de fotografias antigas e novas em posse dos moradores locais. Outras informações pelos telefones (62) 3339.3120 e 3371.1087.

Outros estados

No dia 21, das 14h às 16h, o Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES), realiza a ação educativa Pinte Vitória no Museu Solar Monjardim, cujo foco está na educação patrimonial. Outras informações pelo telefone (27) 3223.6609.

Museu da Abolição (PE)

No Recife (PE), o Museu da Abolição, na Madalena, realiza oficinas de arte e abre a exposição Cicatrizes, de Braz Marinho, no dia 25.

Em Alcântara (MA), o Museu Casa Histórica de Alcântara realiza ações educativas: Baú do Conhecimento na Brinquedoteca, teatro de fantoches e jogos educativos. O Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC), leva uma série de nove oficinas de arte para escola pública da cidade entre os dias 23 e 25.

Texto e fotos: Ascom/Ibram