Está disponível o texto de referência sobre o tema da 9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas. O texto foi feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Museu do Índio/Funai. Leia na página o Ibram.
As inscrições para a 9ª Primavera vão até 21 de agosto. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes são exemplos de ações a serem programadas para o evento nacional coordenado pelo Ibram no segundo semestre de cada ano.
Este ano, a campanha de divulgação da Primavera traz como destaque a imagem do Pajé Itsaltako da etnia Waurá, da Aldeia Wuará Piyulaga, no Alto Xingu (MT). Captada pelo fotógrafo Renato Soares, em 2013, a imagem mostra o Pajé durante as lutas de Huka-huka, realizadas na cerimônia do Kuarup.
A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007 e é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram.
Ao longo das oito edições, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano, assim como o número de eventos cadastrados aumentou 21%. Veja como foram as edições anteriores da Primavera dos Museus.