Princesa europeia lança livro no Museu Imperial/Ibram

publicado: 06/05/2011 17h28,
última modificação: 09/05/2011 17h04

No dia 13 de maio, sexta-feira, o Museu Imperial/Ibram receberá uma visitante ilustre: a princesa Michael de Kent, pertencente à família real britânica. A princesa estará na instituição para lançar seu último livro, Coroadas em terras distantes – Triunfo, Tragédia, Paixão e Poder na Vida de Oito Princesas Europeias.

A obra, publicada no Brasil pela editora paulista Ambientes & Costumes, apresenta uma biografia de oito princesas reais europeias que, por casamento, tiveram que ir viver longe de suas pátrias. A autora pesquisou em farta bibliografia a vida dessas princesas, com uma autenticidade de quem conhece os códigos e costumes da realeza.

Entre as princesas retratadas no livro, está a imperatriz Leopoldina, primeira esposa de d. Pedro I. As demais são Catarina, a Grande, da Rússia; Maria Antonieta, da França; Maria Carolina, de Nápoles; Eugênia de Montijo, da França; Vitória, da Alemanha (filha da rainha Vitória); Alexandra, da Inglaterra; e Maria Feodorovna, czarina da Rússia.

A visita se dará em uma ocasião especial: na data, comemoram-se os 123 anos da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil e foi assinada pela princesa Isabel, neta da imperatriz Leopoldina. E, como ocorre sempre no 13 de maio, o Museu Imperial concederá entrada gratuita a todos os visitantes.

A princesa chegará às 14h ao Museu Imperial, onde participará de uma visita guiada em companhia do diretor da instituição, Maurício Vicente Ferreira Jr. Uma hora depois, ela apresentará uma palestra sobre o livro no auditório do Museu e, após uma rápida conversa com a imprensa, terá início a tarde de autógrafos, que ocorrerá dentro do palácio. A partir da data, o livro também estará à venda na loja do Museu Imperial.

No último domingo (8/5), a princesa prestou homenagem à princesa Isabel e depositou uma coroa de flores em seu túmulo na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ).

Sobre a autora – Marie-Christine, princesa Michael de Kent, nasceu na Boêmia em 15 de janeiro de 1945. Filha de antigas linhagens austríacas, boêmias e húngaras, ela passou sua infância na Austrália e em um fazenda de seu pai em Moçambique. Após estudos de História da Arte em Viena e Florença, prosseguiu sua vida acadêmica em Londres, onde abriu uma empresa de decoração de interiores. Foi lá que conheceu o príncipe Michael de Kent (primo-irmão da rainha Elizabeth II da Inglaterra), com quem se casou, em 1978, em Viena.

O casal vive em um apartamento do Palácio de Kensignton, em Londres, possui dois filhos e, uma vez que não recebem ajuda do Estado inglês como outros membros da família real, possuem autorização para trabalhar. A princesa é, entre outros, autora de romances históricos publicados em várias línguas e países, palestrante de importantes museus, universidades e outras instituições. Foi diretora por muitos anos do Victoria and Albert Museum, em Londres.

Lançamento do livro Coroadas em terras distantes – Triunfo, Tragédia, Paixão e Poder na Vida de Oito Princesas Europeias, da princesa Michael de Kent

Data: 13 de maio de 2011

Palestra: 15h, no Auditório do Museu Imperial