Programa de Fomento aos Museus: Ibram divulga resultado de recursos

publicado: 10/02/2012 17h43,
última modificação: 10/02/2012 17h43

O Ibram/MinC divulgou neste dia 10 de fevereiro, resultado da análise de recursos interpostos por participantes a quatro editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011. Os recursos são referentes aos Prêmio Pontos de Memória, Edital Mais Museus, Edital Modernização de Museus e Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos. Veja aqui o resultado dos recursos analisados.

O Edital Prêmio Pontos de Memória busca reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade. Foram premiadas 45 iniciativas no Brasil e três iniciativas no exterior.

Já o Edital Mais Museus, em sua 5ª edição, é voltado para municípios com menos de 50 mil habitantes e que não possuem instituição museal. Em 2011, foram 17 propostas selecionadas para conveniamento.

O Edital e o Prêmio Modernização de Museus fomentam projetos voltados à cultura, memória e patrimônio com foco na modernização dos espaços museais. O primeiro selecionou 22 iniciativas para conveniamento e o segundo premiou 31 iniciativas de todo o país.

O Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011 lançou dez editais e destinou, no total, mais de R$ 16 milhões em recursos financeiros. Saiba mais sobre o programa e sobre os outros editais.

Texto: Ascom/Ibram