Programa de Pós-Graduação em Memória Social inicia mapeamento dos museus fluminenses

publicado: 13/12/2009 00h00,
última modificação: 22/05/2012 16h24

A falta de mapeamento e documentação sistematizada do universo dos cerca de 220 museus fluminenses levou a antropóloga Regina Abreu, do Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), em parceria com pesquisadores do Instituto Brasileiro de Museu- Ibram, e a socióloga Myrian Sepúlveda dos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a desenvolver o projeto de pesquisa Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento Sustentável: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro. O projeto prevê a criação de vídeos, site e guia, como roteiros e histórias dos museus nos quatro cantos do Estado.

O estudo – que também conta com a participação de professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Memória Social da UniRio e de bolsistas de Treinamento e Capacitação Técnica e de Iniciação Científica da Faperj e do CNPq, além de alunis da Escola de Museologia da UniRio – teve início com o levantamento de todos os museus fluminenses, tendo como base os dados disponibilizados pelo Cadastro Nacional de Museus do Ibram. Depois, a equipe selecionou percursos e roteiros de visitação a partir das oito regiões econômicas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cada rota de musesu projetada foi vivenciada e filmada pela equipe.

Na região centro-fluminense, a primeira rota de museus a ser visitada foi composta por quatro instituições: Museu Casa da Hera, em Vassouras, Museu Francisco Alves e o Museu Ferroviário, ambos em Miguel Pereira, e Museu da Cachaça, em Paty dos Alferes.

No livro, o grupo de pesquisadores relata as entrevistas com pessoas ligadas à história de cada lugar, a importância dos museus e a ligação deles entre si e com as cidades a que pertencem, além de outros museus que estão na rota. Tanto o livro como o site servirão para sugerir roteiros de visitação.