Programa de Qualificação em Museologia segue com oficinas em novembro

publicado: 11/11/2011 16h29,
última modificação: 22/11/2011 19h04

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), no âmbito do Programa de Qualificação em Museologia 2011, ofereceu 14 opções de oficinas de aperfeiçoamento em diversas áreas.

Os estados que dispõem de Sistemas de Museus, ou cuja implantação esteja em andamento, tiveram prioridade na seleção, assim como os pedidos cujas demandas contemplassem diferentes municípios, inclusive no interior dos estados. As inscrições para todas as oficinas são gratuitas e o número de vagas é limitado.

Qualificação: Oficina Museu, Memória e Cidadania em Cuiabá (MT)

Entre os dias 16 e 18 de novembro acontece a Oficina Gestão e Documentação, em Palmas (TO), ministrada por Nóris Leal – professora do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas. O evento será no Auditório do Memorial Coluna Prestes e as inscrições devem ser feitas pelos telefones (63) 3218-2419/3312.

Museus e Turismo é tema da oficina que será realizada de 17 a 19 de novembro no Museu das Bandeiras/Ibram, localizado na Cidade de Goiás (GO). A oficina toma como base a discussão do turismo como fenômeno econômico, espacial e social, a composição do produto turístico, o turismo cultural dentre outros tópicos. As inscrições seguem 14 de novembro e devem ser feitas pelo endereço eletrônico diretoriadepatrimonio@agepel.go.gov.br.

Já Juiz de Fora (MG) recebe a oficina Ação Educativa em Museus entre os dias 22 e 24 de novembro, no Auditório do Museu do Crédito Real. O curso será ministrado pela arte educadora Daniele de Sá, diretora do Museu Casa da Hera em Vassouras (RJ). As inscrições estão sendo feitas pelo telefone (32) 3212-0973 ou pelo endereço eletrônico sum.comunicacao@cultura.mg.gov.br.

Para encerrar novembro, a oficina Conservação de Acervos em Papel e Têxtil acontece em Curitiba (PR), no Museu Paranaense, de 30 de novembro a 2 de dezembro. A ministrante será Silmara Kürsten – Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília. Informações e inscrições pelos telefones (41) 3321.4751/4824 ou pelo endereço eletrônico cosem@seec.pr.gov.br.

Em 2011 já foram realizadas oficinas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso. O calendário de encontros segue até o final de 2011.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Valdemar de Assis/Ibram