Programa editorial: Ibram lança dois títulos em livraria no Rio de Janeiro

publicado: 23/03/2010 00h00,
última modificação: 23/03/2010 00h00

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) apresenta duas novas publicações voltadas para o setor museológico. O programa editorial do Ibram dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU).

A livraria Travessa 1, na cidade do Rio de Janeiro, receberá na próxima quarta-feira, 24 de março, às 18h, o lançamento do livro A Imaginação Museal e da Revista Musas nº4. Além da presença de Mário Chagas, autor do livro, são aguardados diretores de museus e professores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Conheça um pouco de cada publicação:

A Imaginação Museal, de Mário Chagas:

No livro A Imaginação Museal é o 7º volume da Coleção Museu Memória e Cidadania, no qual seu autor foge às regras das rígidas barreiras disciplinares e com isso possibilita um olhar singular, e até então desconhecido, sobre três dos intelectuais mais importantes do pensamento social brasileiro: Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro.

A obra indaga como esses três intelectuais pensaram a preservação do patrimônio cultural, qual o significado dos museus para eles e como eles definiram os bens culturais. Com um texto estimulante, o autor transita pelas fronteiras da Museologia e das Ciências Sociais, transgredindo, muitas vezes de forma poética, as barreiras que hoje compõem a unidade de cada um desses dois campos do conhecimento.

Sobre Mário Chagas: poeta, museólogo, doutor em Ciências Sociais, professor do programa de pós-graduação em Memória Social na UNIRIO, professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa e diretor do Departamento de Processos Museais do Ibram.

Revista Musas Edição 4:

A mais nova edição da Revista Musas apresenta entrevistas especiais com Gilberto Gil, Cildo Meireles e Jorge Figueira, três artistas contemporâneos em plena potência, com linguagens e experiências diferentes, mas todos envolvidos com o fazer cultural, com a Arte e com os museus.

O Museu Iberê Camargo foi a instituição visitada neste volume. Situada em Porto Alegre, a instituição coloca em diálogo a Arte Contemporânea e a Arte Moderna, o público e o privado, o regional e o nacional, o local e global. Em suas edições anteriores, a revista visitou três instituições: Museu Histórico Abílio Barreto, Museu Paranaense Emílio Goeldi e Museu da Maré.

Com o título Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, aborda o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus para o ano de 2008. Também colaboram o pensador Pierre Nora e do professor Peter Van Mensch, cujos artigos estimulam o debate museal. No total a revista conta com 16 artigos, de 23 autores.

Serviço:

A livraria Travessa 1 fica na Travessa do Ouvidor, 17 – Centro – Rio de Janeiro, informações: (21)2505-0400.

Para saber mais sobre o programa editorial do Ibram, procure a Coordenação de Pesquisa e Inovação Museal, nos telefones (21) 2215-5700 ou 2215-5163, falar com Maximiliano.

Programa editorial: Ibram lança dois títulos em livraria no Rio de Janeiro

publicado: 16/03/2010 13h45,
última modificação: 06/04/2011 13h46

Conheça um pouco de cada publicação:

A Imaginação Museal, de Mário Chagas:

Revista Musas Edição 4:

Serviço: