Programa Ibermuseus abre chamada de trabalhos para Seminário Internacional

publicado: 04/10/2017 10h27,
última modificação: 05/10/2017 18h28

Card-Chamada-a-trabalhosO Programa Ibermuseus realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, o Seminário Internacional 10 anos de cooperação entre museus, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Três mesas redondas, uma conferência e duas sessões de debates abertos compõem a programação.

Os debates abertos servirão de espaço para que os atores do setor deem sua visão em relação às transformações dos museus ibero-americanos. A chamada pública está aberta a pesquisadores, profissionais e instituições museológicas que apresentem trabalhos centrados em duas perspectivas: Museus como agentes da mudança social: da teoria à prática e Museologias: Qual o futuro da disciplina na Ibero-América?

Leia o regulamento no link Chamada Para Apresentação de Trabalhos – 10 Anos de Cooperação Entre Museus e faça o download do Formulario de Inscrição – Chamada a Trabalhos 10 anos de Cooperação entre Museus.

Seminário

Durante dois dias, importantes atores do setor, provenientes de diferentes países ibero-americanos, se encontram em Brasília para dialogar sobre a contribuição, vigência e aportes teóricos e práticos da Declaração de Salvador à museologia da região, e para debater os desafios e oportunidades de futuro para os museus.

O seminário pretende ser um espaço de reunião de experiências, discussões e abordagens desde distintas perspectivas em relação às transformações do setor museológico na Ibero-América, seu papel na atual conjuntura sociopolítica da região, e acima de tudo sobre os desafios para sua sustentabilidade.

O evento marca o fechamento das celebrações dos 10 anos da assinatura da Declaração de Salvador, documento referendado pelos 22 países da Comunidade Ibero-americana, em junho de 2007, e que abriu um caminho de cooperação sem precedentes para os museus da região, além de fortalecer e dinamizar o papel dos museus nas dinâmicas sociais.

Serão debatidos temas como os instrumentos normativos internacionais, políticas de sustentabilidade, o papel social dos museus, a atuação dos profissionais, as diferentes formas de fazer museu, e também serão feitas reflexões sobre as contribuições de Ibermuseus ao setor, especialmente às políticas públicas.  Conheça a programação completa.

Texto: Ascom/Ibermuseus
Edição Ascom/Ibram