O Programa Ibermuseus está com inscrições abertas para interessados em concorrer às Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2017. Com esta ação, o Programa pretende promover a qualificação profissional das equipes de museus, além de estimular a circulação do conhecimento e facilitar o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos entre os países da Comunidade Ibero-americana.
Este ano, pela primeira vez a seleção apresenta duas categorias às quais os profissionais poderão se candidatar: a) Categoria I – apoio à capacitação profissional em atividades de curta duração, tais como jornadas, cursos, oficinas, seminários, conferências e afins, realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus; b) Categoria II – apoio à realização de residências profissionais em instituições museais públicas ou mistas para o desenvolvimento de projetos de investigação relacionados a áreas específicas da museologia, intercâmbio de experiências e de boas práticas.
As áreas elegíveis para aplicar as bolsas – em qualquer das categorias – devem estar relacionadas ao campo de museus. As Bolsas são destinadas a profissionais e trabalhadores de museus e instituições museais dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa. A realização da atividade objeto da solicitação de bolsa poderá ser feita em instituições públicas ou mistas de qualquer dos 22 países da região ibero-americana. Saiba como participar aqui.