Conexões: Rio Grande do Sul e Ibram assinam Acordo de Cooperação

publicado: 21/08/2012 17h21,
última modificação: 22/08/2012 11h39

Na manhã de hoje (21), teve início na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), a versão gaúcha do projeto Conexões Ibram – que segue até quinta-feira (23).

Na abertura, o presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Jr., e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Jeferson Assumção, assinaram termo de Cooperação Técnica com fim ao desenvolvimento de políticas públicas para o setor de museus em um período de cinco anos.

Nascimento Jr. ressaltou o papel do RS na formulação inicial de políticas para museus

Nascimento Jr., que já dirigiu instituições culturais no RS, lembrou que o Ibram “também é resultado da política que começamos por aqui, de nossos erros e acertos”.

Sobre o Conexões Ibram, citou desdobramentos do projeto pelo país e que o mais importante são as “metas e perspectivas para a construção de um trabalho conjunto”.

Jeferson Assumção aproveitou para anunciar o montante de R$ 26 milhões para o setor cultural por meio de editais de seleção pública – resultado da parceria entre o governo federal e estadual.

Concedidos via Fundo Estadual de Cultura, recentemente criado, um dos editais contempla a modernização de museus no RS. “Os museus precisam ser revitalizados para manterem vivo o elemento da criatividade e da diversidade cultural”, disse. Leia matéria completa no blogue Conexões Ibram.

Texto e foto: Ascom/Ibram