Uma oficina diferente, realizada no último dia 9, atraiu a participação de 25 produtoras de artesanato em tecido do município de Caeté, em Minas Gerais. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Museu Regional de Caeté, a atividade foi o primeiro passo de projeto que pretende estreitar a conexão entre museus Ibram e os artesãos de suas comunidades.
Artesãs mineiras de bordado e pintura em tecido participaram da oficina, que foi ministrada por Servio Costa, da Coordenação de Comercialização de Produtos do Ibram, e teve como objetivo aproximá-las do acervo do Museu Regional de Caeté e propor a produção de peças inspiradas por ele, oferecendo indicações de como utilizar seus elementos.
Exemplos de produções similares neste campo e o trabalho de artistas têxteis internacionais contemporâneas também foram apresentados às participantes da oficina para lhes oferecer diferentes possibilidades criativas.
“A receptividade foi muito boa. As participantes se sentiram contempladas, valorizadas e envolvidas pela proposta”, explica Servio Costa. Segundo o ministrante da oficina, um segundo encontro será realizado, no segundo semestre, para uma avaliação conjunta dos trabalhos produzidos a partir deste convite, que poderão ser exibidos em futura exposição.
A ideia é, principalmente, comercializar o artesanato local inspirado pelos museus em suas próprias lojas. “É um projeto promissor: este formato com certeza será frutífero e aplicável em outros lugares, ajudando os museus a fecundar seus artesanatos locais”, avalia Costa.