Projeto pesquisa legado teórico da museóloga Waldisa Rússio

publicado: 20/02/2018 15h47,
última modificação: 20/02/2018 15h47

waldisaMuseóloga e professora paulista, Waldisa Rússio Camargo Guarnieri (1935-1990) é reconhecida como uma das personalidades mais influentes no desenvolvimento do pensamento teórico da Museologia e de sua consolidação como campo disciplinar no Brasil.

Fundadora dos principais órgãos reguladores e de apoio a esta categoria profissional, além de pioneira na prática e pesquisa neste campo, é agora foco de projeto que pretende sistematizar sua produção e seu impacto nos contextos regional, nacional e internacional.

Desenvolvido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), “O legado teórico de Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: análise e reconhecimento dos seus estudos baseados em experiências empíricas de museus brasileiros para a teoria museológica internacional” propõe a investigação, análise, sistematização e desenvolvimento de estratégias de reconhecimento da contribuição teórica e empírica da museóloga.

A ideia é que o projeto resulte num banco de dados online com os documentos produzidos pela autora, além de uma publicação bilíngue sobre sua contribuição e a criação de um grupo de pesquisa.

Com este objetivo, o projeto busca interessados em colaborar com a análise ou descrição de documentos do Fundo Waldisa Rússio do IEB-USP, além de relatos sobre relação pessoal ou profissional com a autora. Também estão sendo recebidos, a título de doação ou empréstimo, documentos como correspondências, textos, fotografias, análises de trabalhos, manuscritos de autoria de Waldisa Rússio ou relacionados a ela.

Interessados em colaborar podem entrar em contato com a equipe responsável conosco através do e-mail: projetowaldisa@gmail.com.