Projetos de museus brasileiros são reconhecidos em prêmio ibero-americano

publicado: 01/12/2016 16h41,
última modificação: 02/12/2016 08h58

O Brasil teve quatro projetos de destaque no 7º Prêmio Ibero-Americano Educação e Museus, desenvolvido pelo Programa Ibermuseus.

Circuito Acessível de Expositores Interativos, da Associação Mantenedora do Museu das Minas e do Metal (MG), foi um dos cinco premiados na categoria Projetos em Fase de Elaboração e/ou Planejamento, e receberá 10 mil dólares (cerca de 35 mil reais).

Resultado do prêmio foi divulgado durante encontro na Costa Rica
Resultado do prêmio foi divulgado durante encontro na Costa Rica

Já o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, a Associação dos Amigos do Museu Mineiro e Museu da Agricultura Familiar, ambos de Minas Gerais, tiveram projetos reconhecidos com Menção Honrosa, ao lado de 17 outros projetos, e passam a integrar o Banco de Boas Práticas do Programa Ibermuseus.

Foram inscritos 167 projetos educativos procedentes de 18 países da comunidade ibero-americana, dos quais 87 foram aprovados na etapa de habilitação pelo Comitê Técnico – formado por especialistas provenientes de 10 países. Confira todos os premiados.

Encontro na Costa Rica
O resultado do prêmio foi anunciado durante o 9º Encontro Ibero-Americano de Museus, que teve lugar na capital costa-riquenha, San José, entre 24 e 26 de novembro.

Painéis de debate sobre o trabalho museológico na região, além de conferências, marcaram a programação. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo, falou via videoconferência sobre Sustentabilidade Socioeconômica dos Museus. Ao final do evento, foi firmada a Declaração de San José, documento que reúne metas prioritárias ao estímulo e  fomento às políticas públicas para os museus da região.

A salvaguarda do patrimônio museológico ibero-americano, governabilidade, sustentabilidade e estratégias de financiamento dos museus e o desenvolvimento de uma agenda em face aos 10 anos do Programa Ibermuseus estão entre os pontos abordados na declaração. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Ibermuseus/Divulgação